segunda-feira, 15 de abril de 2013

Teatro - Dia das Mães



01 - A MÃE ESQUECIDA - PEÇA TEATRAL PARA O DIA DAS MÃES

Pequena esquete pra homenagear as mães.


É uma brincadeira com a indiferença dos filhos, contrastada com a ansiedade da mãe.

(A mãe fica no palco, os personagens entram e saem do palco, no final todos voltam)

MÃE – Oba! Hoje é o dia das mães! Vou ganhar 8 presentes, Pois tenho 8 filhos. Ai vem o 1º.

JOGADOR DE FUTEBOL – Oi mãe?

MÃE – Oi filho. O que é que você vai me dar hoje?

JOGADOR DE FUTEBOL – Te dar? Ah é! Toma ai! (Entrega a camisa suja pra ela lavar) O jogo foi no barro, foi mau... Tchau.

MÃE – Ele esqueceu do dia das mães. Será possível? Ai vem mais um. Oi filho?

PATRICINHA – Oi mãe.

MÃE – Tem alguma coisa pra me dizer filha?

PATRICINHA – Tenho, me dá 5 reais?

MÃE – Eu não tenho.

PATRICINHA – Tem sim.

MÃE – Não tenho.

PATRICINHA – Tem sim. Me dá se não eu choro.

MÃE – Não.

PATRICINHA – (chora)

MÃE – Ta bom.

PATRICINHA – Brigado. Tchau.

MÃE – Mais uma que esqueceu do dia das mães.

FERNANDA – Mamãe o Oscar me bateu.

OSCAR – Mentira mamãe. Foi a Fernanda quem me Bateu.

FERNANDA – Ele me chamou de burra.

OSCAR – E ela me chamou de asno.

FERNANDA – Mentira dele.

OSCAR – Por falar nisso o que é asno?

FERNANDA – Asno é você!

OSCAR – Não sou não, sua taturana depenada que chupa o dedão do pé!

FERNANDA – Vou te mostrar quem é taturana!

OSCAR – Então vem!

MÃE – Já chega! Os dois estão de castigo. Já pro quarto!

(toca UM SONZÃO DE ROCK)

ROQUEIRO – E ai coroa?

MÃE – Olha o respeito!

ROQUEIRO – Fica fria mãe. O quê que você fez de almoço hoje?

MÃE – Hoje eu fiz uma comida muito gostosa. Por que hoje é um dia muito especial não é?

ROQUEIRO – Sei lá, coroa. Vô ali curtir um som e já volto. Falou.

MÃE – Ninguém se lembrou do meu dia...

AS GÊMEAS – Oi mamãe?

MÃE – Oi minhas filhinhas.

GEMEA 1 – Agente queria te dizer uma coisa.

GEMEA 2 – Nós não esquecemos.

MÃE – Até que enfim que alguém se lembrou.

GEMEA 1 – Você nos deve...

GEMEA 2 – 20 Reais. Dez pra mim e dez pra Érika.

MÃE – Ta aqui!

AS DUAS – Tchau!

MÃE – Ninguém lembrou que hoje é o dia das mães. 8 filhos e todos se esqueceram.

PATRICINHA – Mamãe nós só estávamos brincando. (ENTRA COM OS OUTROS FILHOS) Você nunca será esquecida por nós.

(A PARTIR DESSA FALA TODOS OS FILHOS FALAM OLHANDO PARA A SUA MAE NO PUBLICO)

GEMEA 2 – Mamãe eu nunca vou deixar de amar você.

GEMEA 1– Obrigada pelo seu amor mamãe, um beijo.

FERNANDA – Mamãe, sou grata a você por ter me dado o presente mais valioso, a vida.

OSCAR – Mamãe, você é muito especial para mim. Te amo.

PATRICINHA – Mamãe, que Deus te dê muita saúde. Obrigado pelo seu amor.

AS GÊMEAS – Mamãe, o nosso amor por você não tem fim. Um beijo duplo pra você.

ROQUEIRO – O seu carinho será lembrado para sempre em nossos corações.

TODOS – Viva o dia das Mães!

(Podem inventar mais personagens de filhos, com outras características)






02 - Um lugar especial no coração da mamãe

Junior (Fica sentado no palco com uma almofada de coração e com roupa bem infantil...). E Sempre antes de entrar as crianças, repetirá a fala: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
(Repetirá nove vezes, por isso é preciso dar uma expressão diferente: alívio, alegria, orgulho, consciência, meiguice...)

Crianças 1: (Entram com frutas, saquinhos de supermercado, avental, panela.. e todas falam juntas.) – ...porque ela se preocupa com a minha alimentação!

Junior: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças 2 (Entram com roupas de dormir, caixa de remédios e primeiros socorros, termômetro, colher, travesseiro, bolsa de água quente... e todas falam juntas.) – ... porque ela fica muito preocupada e acordada a noite toda quando eu fico doente!

Junior: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças 3 (Crianças entram com marcas de beijos no rosto, roupa amassada.. e todas falam juntas.) – ...porque muitas vezes ela mostra o seu carinho me abraçando e me beijando!

Junior: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças 4 (Entram vestidas de uniforme escolar e com cadernos, mochila, lancheira ... e todas falam juntas.) – ... porque ela está sempre acompanhando minhas atividades na escola!

Junior: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças 5 (Entram com a mão no bumbum, com cara de dor e sentam na cadeiras... e todas falam juntas.) – ... porque sempre que faço alguma coisa errada ela me corrige e, às vezes, fico até de castigo!

Junior: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças 6 (Entram com roupão, toalha, shampoo, sabonete, cotonete... e todas falam juntas.) – ... porque ela está sempre cuidando para que eu esteja sempre limpinho!

Junior: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças 7 (Entram com boneca, bola, outros brinquedos... e todas falam juntas.) – ...porque ela sempre separa um tempo para brincarmos juntos!

Junior: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças 8 (Entram com as mãos juntas, em sentido de oração... e todas falam juntas.) – ...porque ela nunca se esquece de mim em suas orações!

Junior: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças 9 (Entram com Bíblias abertas nas mãos... e todas falam juntas.) – ...porque ela se preocupa em dar o melhor para o meu crescimento: os ensinos da Palavra de Deus!

Todas as crianças repetem juntas e bem forte: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da minha mamãe...










 






Nenhum comentário:

Postar um comentário